sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Trocando experiências: radio e quimio, até agora

Resolvi escrever sobre alguns aspectos que até o momento não li em outros blogs e podem ser interessantes compartilhar.

1 - Todos os médicos, enfermeiros e nutricionista me disseram que a quimioterapia poderia me causar constipação ou diarreia. E que seguramente a irradiação da pelve causaria diarreia. Após 4 dias de quimio "autoinfusora" e 4 sessões de radioterapia o balanço é o seguinte: nada de diferente aconteceu com relação à evacuação. Eu estou mantendo basicamente a mesma alimentação que tinha antes, evitando alimentos que causem flatulência (ex. feijões, repolho, ovo etc porque atrapalham a radio) e tomando simeticona após todas as refeições. E está tudo tranquilo. :o) SE acontecer alguma alteração gastro-intestinal, aí sim eu começarei a diminuir a ingestão de alguns alimentos (vegetais folhosos, abóbora, banana d´água, ex.) e aumentar a de outros (banana prata, maçã, goiaba). O que eu aprendi: não se antecipe aos problemas, eles podem não vir.

2 - Até o momento o RD Care vem se mostrando um bom hidratante. É verdade que ainda estou no comecinho das sessões de rádio mas preciso confessar que minha bunda está macia como nunca! heheheh Confesso que todos os dias há uma senhora lá na clínica que já sai da radio com seu Radiaplex na mão e morro de curiosidade de pedir emprestado para sentir se ele é melhor que o RD Care. Mas me está faltando coragem. Vou trabalhar isso.



3 - A secura que a quimio está me causando na boca é horrível!!! Além de chupar gelo eventualmente para aliviar, estou usando uma "saliva artificial" ou algo que o valha que meu pai comprou para mim. Chama-se OralBalance. E ele só achou na Venâncio da Saez Peña e na Raia em casa. É bem carinho (uns R$40,00 por 42 gramas!) mas para mim além de durar bem está valendo muito a pena porque realmente alivia a dor e a sensação terrível.


4 - Existe um fio dental que é uma verdadeira mão na roda e que me permite fazer minha higiene oral sozinha. (Sim, eu sou capaz de sendo destra escovar os dentes com a mão esquerda, mas passar fio dental normal não) E precisar pedir ao meu pai para passar fio dental estava me deprimindo, confesso... Além de que eu só estava passando fio dental 1 vez por dia e sem querer me gabar, eu sou bem higiênica e estava surtando com isso! hehehehe O produto mágico chama-se TePe Mini Flosser, custa uns R$15,00 e vem 24 "fios-dentais". ADOREI! Meu pai e seus achados odontológicos para mim!



É isso. Conforme eu for aprendendo eu vou compartilhando. :o) Beijocas.

3 comentários:

  1. Obrigada pelos ensinamentos! Eu chupava muito gelo para melhorar essa sensação de boca-com-gosto-do-pau-do-metrô! Quanto ao fio dental, adorei sua dica! :) Eu fiquei usando o Periogard, odiavaaaa aquele gosto, mas era o que podia, então, "vamu que vamu"! Mas o que eu adorei e vou tentar aplicar mesmo à minha vida foi sua frase: "Não se antecipe aos problemas, eles podem não vir". Posso fazer dela meu novo lema?
    Espero que você tenha tido uma excelente noite de Reveillon e que 2012 seja óteeeeeemo! Mil beijos

    ResponderExcluir
  2. Marina, meu marido costuma me dizer que eu posso tudo. E não acho que essa seja uma prerrogativa exclusivamente minha. Logo, você pode tudo, inclusive usar, aplicar e divulgar a minha frase! uhauahuahhua

    Beijocas e Feliz 2012!

    ResponderExcluir
  3. Quem achou foi ele; mas quem falou que existia fui eu! :)

    ResponderExcluir