domingo, 11 de dezembro de 2011

Sensação errada: só eu tenho câncer no canal anal?

Essa semana eu procurei por blogs que pessoas que tiveram/têm câncer do canal anal. Simplesmente não achei. Fiquei pensando com os meus botões: será que ninguém tem esse tipo de câncer ou será que quem tem não escreve blog ou tem vergonha de se expor?

Bom, confesso: eu não disse nesse blog quem eu sou, não me abri. Tenho, sim, medo de me expor, de dividir completamente a minha identidade. E eu confesso: tenho vergonha de ter um câncer anal, sim. Ninguém quer um câncer, ainda mais em uma "parte pudenta". Aliás, já disse isso antes, desde quando descobri a fissura anal e depois o tumor meu fiofó já foi visto, remexido, conferido por um monte de profissionais, médicos, médicas, enfermeiros e enfermeiras... É meio constrangedor.

Mas não é só isso. Eu tenho um medo de ficar ouvindo conselhos, principalmente de familiares, de gente próxima e querida, sabe? Porque eu sei que todos eles querem o meu bem, todos desejam o melhor para mim mas eles não sabem o que é o melhor. E nem eu! E qualquer coisa que eu diga, qualquer conselho que eu não siga pode magoar, pode melindrar os outros. E, vamos combinar, vem sempre alguém que tem uma dica, um suco, um conselho, uma igreja, um alimento, uma promessa, uma oração, um isso e um aquilo que vai me curar e é infalível. E, nesse momento, eu não quero isso. Já é difícil decidir tudo, ainda ter que discutir não é legal. Eu tenho a minha fé e ponto final.

E se não bastasse o medo da exposição e o medo dos conselhos, há o repúdio ao olhar do "coitadinha, ela tem câncer". Esse olhar me coloca para baixo. Por isso eu o evito. E tem gente (muito querida, por sinal) que já imaginou que por causa do câncer eu não quero ir a festas, que não iria comemorar o Natal e o Reveillón, que eu vou definhar, que eu vou perguntar "oh, Deus, por que comigo". Sei lá, é um adiantamento de sofrimento que eu realmente repudio. Pode ser que a dor atrapalhe mas até lá quem sabe? Ninguém.

Acho que, no máximo, umas 20 pessoas sabem que eu estou com câncer. E metade delas sabe porque ou meu marido ou meus pais não aguentaram e abriram as matraquinhas... hehehe. Mas, ok. Daqui há uma semana deve começar minha químio e minha rádio. Vou entrar de licença e, de repente, muita gente vai acabar sabendo. Mas espero também estar mais preparada para isso, para inclusive reagir melhor aos "conselhos" e aos olhares de pena.

É isso. Beijocas.

PS: Se você lê esse blog peço que comente porque é bom saber que alguém do outro lado está lendo. :o)

4 comentários:

  1. Oieeeee...
    Estou lendo o seu blog sim...
    Obrigada pela confiança em dividir a sua história comigo...
    SEi que não gosta de conselho... mas aqui vai um... hahahaha... não sinta vergonha afinal ninguém escolhe ter um câncer... sei que no começo não é fácil... também demorei um montão para contar e mais um tempo para me expor... mas com o tempo vamos ganhando forças...
    Permita-se quando sentir que chegou a hora e respeite as suas vontades SEMPREEEEE!!!!
    Com essa garra que vem mostrando você já VENCEU!!!!
    Desde já na torcida...
    Fique com Deus!!!
    Beijos iluminados


    OBS: Senti falta de entrar como seguidora e deixar a minha fotinho... rssss

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    só postei para dizer que estou aqui do outro lado lendo e adorando o seu blog!
    É isso mesmo querida, mantenha-se firme, forte e com muito bom humor para encarar essa batalha. Garanto que fica mais fácil viu...
    E não fique sofrendo por antecedência com a quimio não, eu fiquei imaginando um monte de efeitos colaterais e por enquanto está sendo bem tranquila, nada de sofrimento.
    Força lá minha flor, e saiba que vc não está sozinha, estamos aqui na torcida e no mesmo barco!!
    beijos,

    Mirella

    ResponderExcluir
  3. Olá! Ahá! Eu também já estou te lendo, te seguindo e seu bloguinho já está na minha lista de blogs! Sei bem o que são esses olhares (acabo de chegar da rua com minha careca-kiwi ao sol), e essas carinhas de dó e piedade são fogo, mas a gente se acostuma! Na verdade, com o câncer, foi o que você falou, a gente se acostuma a tudo. Meu peitinho ficou em visitação pública praticamente! Todo mundo quer ver, apalpar, mexer, ver como ficou... Mas a gente se adapta! Beeeem, para qualquer coisa, estou aqui! Para o que der e vier! Mil beijos!
    P.S. parabéns pelo blog! Adorei!

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo e descobri ontem um cancer uterino. Em principio não quero contar aos 4 cantos e nem sabia por que, mas vejo nas suas razoes minha razão.

    ResponderExcluir