terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Hoje eu fiz um PET-CT...

Sabe lá o que é chegar às 11:00 - já em jejum de 4 horas - na clínica para fazer um exame e sair 17:00?  Eu sei. Foi o que me aconteceu hoje.

Um frio do caramba, uma TV ligada obrigatoriamente na Globo, uma demora inevitável inerente ao próprio exame... Mas foi tudo ótimo (até o delicioso lanchinho depois!). Vou explicar como é porque era exatamente isso que eu procurava em outros blogs (resposta para muitos "como é?s") e então pode ser que ajude a alguém na mesma situação.

Esse exame serve para precisar onde há células cancerosas e onde não há. Então você deve chegar cedo, e em tese o exame se resume a tomar soro na veia, receber um "contraste" radioativo e deitar na maca do aparelho. Parece simples? E é (para o paciente, é). Demora porque você precisa ficar pelo menos 1 hora com o contraste circulando. Eu já prevendo isso levei minha máscara (para eu dormir tranquila) e um mp3 player. Pedi para desligarem a TV e tirei meu cochilinho, numa boa, toda enroladinha nas cobertas, vestidinha em moleton e meia rosa. Até que me chamaram. Deitei na maca do aparelho, dobraram minha blusa e abaixaram a calça de forma a deixar o meu quadril exposto: resumindo, senti um frio da pohan, como diria Luiza Marilac. Tremia mes-mo! Mas só frio. Depois veio o lanchinho e vimmembora.

Agora a parte legal foi que eu fiz esse exame numa clínica de diagnóstico por imagem que não é a clínica onde os meus médicos atendem e onde farei o tratamento. Porém, o meu radioterapeuta/radiooncologista foi lá para acompanhar tudo, junto com outros dois membros de sua equipe... Não é legal isso? Eu achei super digno ele ir lá! E além disso, foi ele que na sexta-feira passada mesmo, em caráter de urgência, marcou o exame para mim - isso porque eu fui a ele de encaixe!

E já saí de lá com as marcações da radioterapia (porque o físico médico estava lá também!). Ou seja, a partir de hoje banho só pela metade, hehehe, sem esfregar muito para não sair a marcação. E se eles conseguirem determinar o esquema de tratamento até sexta-feira, se tudo der certo, começo tudo na segunda-feira!

Beijocas,

Comentem! - eu vejo que há pessoas visitando o blog mas que nada comentam!

5 comentários:

  1. Oi, meu nome é Magna. Estou lendo seu blog. Boa sorte na sua luta. Parabéns por seu blog, acho que vai ajudar muita gente, sim. Até eu mesma, que já tive vontade de procurar o proctologista (por causa de um sangramento), mas tive vergonha...lendo seu blog vi como é importante se prevenir.
    No outro post vc perguntou se só você tem esse tipo de doença e eu lembrei de um famoso que também parece ter tido na região anal: a Ana Maria Braga.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Magna. O tipo de tumor que eu tenho segundo meus médicos é igual ao da Ana Maria mesmo. E é o exemplo de que é possível a cura!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Oie, me chamo Cristina, tenho 39 anos, casada sem filhos. Estou enfrentando um ca mama há 1 ano. Li seu relato e, em vários momentos me identifiquei com vc, tais como: a dor da possível impossibilidade de optar ou não por filhos, a força e segurança familiar, o comprometimento dos médicos com o ser humano que está por trás do diagnóstico, etc. Obrigada por compartilhar conosco! Já me inscrevi como seguidora. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Cristina, obrigada por ser minha primeira seguidora! :o) Fique firme e serena, somos vencedoras porque a batalha já está ganha!

    Tudo o que eu aprender eu espero conseguir compartilhar e dessa forma além de obviamente amenizar a minha dor, ajudar outras pessoas a também encontrarem informações e alívio. Bola pra frente, e força na peruca!

    ResponderExcluir
  5. Estou lendo seu blogue. ... nossa que frio na barriga. Enrolei uns 7 anos com hemorróidas e agora me vejo com uma fístula. Amanhã faço a RM e até agora nada do intestino esvaziar... Estou com muito medo. Tenho um filhinho de 3 anos e estou muito preocupada

    ResponderExcluir