sábado, 10 de dezembro de 2011

Ginecologista, oncologista e radioterapeuta

Passei o dia de ontem inteirinho à disposição do câncer. ¬¬ Não, mentira, passei o dia inteirinho à disposição da cura e tratamento do câncer e seus "desenrolares". :o)

Pela manhã, fui à ginecologista - um amor, realmente muito legal mesmo! Ela me deixou ver meu colo do útero na TV! Achei sensacional e moderno, hehehe. Ela explicou direitinho o que estava acontecendo, colheu material para dois exames e fez uma colposcopia. Vou precisar fazer uma biópsia na semana que vem mas, em tese, o útero está bem e com uma lesão superficial. Detalhes só serão sabidos depois dos exames.

Depois fui ao centro onde farei a químio e a rádio. O oncologista e o radioterapeuta já me explicaram qual será o esquema a ser seguido e que MEU CABELO NÃO VAI CAIR!!! Fui muito bem tratada, todos foram muito gentis e simpáticos - gentileza gera gentileza? - e se esforçaram dentro de suas competências para facilitar a minha vida. Realmente parece que sorrir gera sorrisos!

Mas nem tudo são flores: na semana que vem farei um PET-CT do abdome para verificar com precisão se os linfonodos laterais estão tomados e se há metástases. É esse exame que determinará o "espectro" da radiação - leigamente falando (que é como eu sei falar desse assunto, hehe!) - e é isso que muito me preocupou e está me tirando tranquilidade. A chance é grande de o tratamento para o câncer, a radiação especialmente, danificar meus ovários e eu não poder ser mãe.

Eu nunca sonhei loucamente com a maternidade. Mas esse ano, confesso, fiz planos para daqui a 4 ou 5 anos, depois de formada, engravidar. Já tinha até conversado com meu marido... E é essa "certeza" de impossibilidade é horrível, é como se me tivessem tirado o poder de escolha, me retirado a chance de optar ser ou não mãe. É isso. Depois escrevo mais.

Beijocas!

Dúvida adicional em 12 de dezembro de 2011: O nome do especialista em radioterapia é Radioterapeuta ou Radiooncologista? Dúvida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário