segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Sequelas da radioterapia: queimadura

Depois de muito pensar, decidi que vou colocar uma foto da minha pelve aqui no blog. Acho que dá para ver as queimaduras. Aliás, antes de pensar em postar a minha queimadura, procurei muito no google mas como não achei nada decidi postar a minha mesmo. Vale lembrar que a parte vermelha já é a pele nova, depois que a pele marrom já descascou. Quando eu falo da dor que sinto, que preciso de analgésico forte, muita gente pensa que é como uma dor de uma assadura. Não, não é, não dói como uma assadura: é uma queimadura e é assim que fica.



Não espero chocar ninguém não, muito menos desenvolver em alguém uma pena pelo que eu estou passando. Pretendo, isso sim, mostrar como é que fica a pele depois de 33 sessões de radioterapia.

Mas por que, Dona PândegaPanda? Porque as pessoas acham que é assim: que acabou o tratamento e que está tudo bem, que dá para voltar hoje ao trabalho e simplesmente aguardar o resultado dos exames confirmando a cura. Infelizmente não é. Eu também achei um exagero quando meu médico fez o relatório para o INSS sugerindo 4 meses de licença. Mas eu ainda não tinha feito nem 10 sessões, não imaginava o que ainda estava por vir... E o Dr IM, o santo médico, me falou, "você vai ver que não vai dar para trabalhar com os efeitos da radiação". Infelizmente, dito e feito, ele estava certo. Só posso falar que é f#@)#*@$*da. Mas que, dizem, é tudo transitório e que a pele volta ao normal. Será? Estou torcendo muito que sim... :o)


Beijocas a todos!

24 comentários:

  1. "Vai passaaaar... nessa avenida um samba populaaaaar!"
    Mas, vai passar... A pele vai voltar ao normal, sua vida vai voltar ao normal e logo,logo você volta a trabalhar. Cada coisa no seu tempo. "Não se afobe não, que nada é pra já..." Ai, como somos mulheres de Chico! Estou na torcida! Sempre! Muitos beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela nao ta afobada por uma dor de cabeça sua ignorante...se coloqueno lugar dela e saia cantando por ai..!!! Claro que vai passar mas com dor tudo muda!!!!!

      Excluir
  2. PândegaPanda minha queimadinha!!!

    Bom, hoje estou levemente bronzeada porque já tem quase um mês que minha radioterapia acabou, mas na última sessão eu estava muito queimada. Queria te passar o creme que usei, chama TROFODERMIN e foi realmente muito bom, pergunte ao seu médico se por acaso pode te ajudar também.
    E como disse a menina Marina aí em cima: Vai passaaaaar!!

    Um beijo Pandinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VAAAAAAAAAAAAAAAI PASSAR! uahauhauahu :o)

      Excluir
    2. Outra..vai passar sim..se o teu queimasse mais ia cantar pra vc tambem.

      Excluir
  3. olhando sua foto, me lembrei









    olhando sua foto me lembrei, eu fiquei assim também, quando fiz 25 sessões, à 3 anos atrás, mais graças a Deus passou e agora estou bem!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ah, Selma... Você teve o mesmo tipo de câncer que eu tive?? Até hoje, não conheci ninguém (fora a Ana Maria Braga!) que tivesse passado pela mesma situação e com que pudesse conversar abertamente, especialmente quanto as sequelas...
    Fico muito feliz (e entusiasmada!) por você estar bem. Obrigada por passar por aqui!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. oi amiga, sei oque vc passou, pois estou passando pelo mesmo processo, fiquei bem pior que vc, mas tenho fé que logo tudo isso passará, força aí que vou tendo força daqui beijos zélia.

    ResponderExcluir
  6. oi, minha esposa está em tratamento de um câncer no reto. poderia mandar uma mensagem para o e-mail dela? ajudaria, pois está com a moral muito baixa. faltam 11 sessões de radio e o médico deu uma semana de folga por causa das quaimaduras. procuro pessoas que tenham passado por algo semelhante pra que não pareça que ela é a 'única' que passa por isso. se puder ajudar, agradeço. Se souber de alguém, pref. mulheres, que usem bolsa de colostomia, também seria bom, pois ela deve fazer a cirurgia no final de junho. o nome dela é Isabel e o e-mail é isabel@w3plug.com.br obrigado. Lisandro.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Por favor alguem me responda: minha mãe esta com cancer no anus, ela tem 75 anos, e vai tomar radioterapia antes da cirurgia de amputação anal, os medicos nao passam remedios orais pra passar essa dor? as pomadas resolvem? na hora que toma as sessões ja na pele queimada doi? na hora das fezes doi? ela ira usar bolsa de colostomia definitiva, me ajudem pois nao sei o que fazer para ajudar minha mae nessa hora, quando começar as sessões, respondam quem passou por isso, Kenia

    ResponderExcluir
  9. Por favor alguem me responda: minha mãe esta com cancer no anus, ela tem 75 anos, e vai tomar radioterapia antes da cirurgia de amputação anal, os medicos nao passam remedios orais pra passar essa dor? as pomadas resolvem? na hora que toma as sessões ja na pele queimada doi? na hora das fezes doi? ela ira usar bolsa de colostomia definitiva, me ajudem pois nao sei o que fazer para ajudar minha mae nessa hora, quando começar as sessões, respondam quem passou por isso.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá Pandegapanda...queria dizer que tb tive cancêr no reto e passei por quimio e rádioterapía...Fiquei com as minhas partes íntimas compltamente queimadas...com bolhas...sei exatamente o que vc passou...séquelas ficam...mas nos adaptamos...Infelizmente muitas vezes pra nos tornarmos seres humanos melhores, temos que passar por essas provações...
    Mas td passa...confie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha mãe tbm esta xom câncer no anus, carcinoma escamoso. Está sofrido esse tratamento e estamos juntos e desesperados. Ja fez 20 sessões e está em carne viva 😔 a região.

      Gostaria de mais informações. Vcs que passaram por isso estão bem?

      Excluir
  13. Olá Pandegapanda...queria dizer que tb tive cancêr no reto e passei por quimio e rádioterapía...Fiquei com as minhas partes íntimas compltamente queimadas...com bolhas...sei exatamente o que vc passou...séquelas ficam...mas nos adaptamos...Infelizmente muitas vezes pra nos tornarmos seres humanos melhores, temos que passar por essas provações...
    Mas td passa...confie.

    ResponderExcluir
  14. Olá Pandegapanda...queria dizer que tb tive cancêr no reto e passei por quimio e rádioterapía...Fiquei com as minhas partes íntimas compltamente queimadas...com bolhas...sei exatamente o que vc passou...séquelas ficam...mas nos adaptamos...Infelizmente muitas vezes pra nos tornarmos seres humanos melhores, temos que passar por essas provações...
    Mas td passa...confie.

    ResponderExcluir
  15. Terminei minha radioterapia de 35 sessões há 12 dias para matar células da retirada da próstata,queimou a mucosa do reto e ficou muito estreito e dói muito para ir aos pés,quento tempo cura usando a pomada TEGUM?

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde a minha tia está com a mama queimada que vc usou

    ResponderExcluir