terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O dia do agradecimento

O dia da gratidão, eu descobri ontem, foi no dia 06 de janeiro. Então, eu inventei que ontem era o dia do agradecimento - que tecnicamente é a mesma coisa, mas como eu o inventei é meu e eu escolho nome e dia para existir, hehehe. Vou explicar melhor, hehe.

A gratidão é... Bom, eu não sei exatamente o que é gratidão. Mas me parece que é um sentimento que nos traz alegria e resignação. Especialmente depois do câncer eu tenho tido uma vontade especial de agradecer. Agradecer, com a devida licença poética e maltratando a gramática, assim mesmo, sem objeto direto nem indireto; como verbo intransitivo. Tudo o que existe merece ser agradecido.

Eu sinto, penso e ajo segundo esse raciocínio: tirar o foco do problema e trazê-lo para o agradecimento. Isso me torna mais consciente do que eu sou, do que eu tenho e consequentemente eu me sinto mais forte e preparada para enfrentar outros (e novos) problemas... e assim por diante, num eterno processo de retroalimentação quando agradeço fico mais forte e quanto mais fico forte mais agradeço. Isso não é muuuuuuuuito louco?

Voltando ao meu dia do agradecimento... No meio do meu tratamento eu tive uma ideia: vou levar lembrancinhas para agradecer a todos da clínica, quer tenham me atendido, quer não... Vou agradecê-los por terem me atendido ou por estarem disponíveis para tal, e vou fazer isso no final do tratamento, curada ou não curada. O pensamento foi o seguinte: todos os que me atenderam foram legais e simpáticos; e os que não me atenderam se o fizessem, tenho certeza de que me atenderiam bem. Logo, não atenderam por um motivo qualquer do destino mas mesmo assim merecem meu agradecimento. E, obviamente, curar-me (ou não) não cabe a eles, logo o meu agradecimento deve ser desvencilhado da cura.

E as lembrancinhas que eu escolhi foram esses lindos e deliciosos potinhos de brigadeiro de colher!

 
Encomendei cem dessas delícias, arrumei todos eles no meu espalhafatoso carrinho de feira roxo florido e rumei para a Clínica! Foi tão legal!!! É tão gostoso agradecer, ver o sorriso das pessoas, sentir o abraço delas! Desidratei de tanto chorar a cada abraço, a cada mensagem que recebia, a cada sorriso. Eu queria poder distribuir mais brigadeiros, para mais pessoas, tanta gente... Tanta gente me ajudou, tanta gente esteve comigo ao meu lado, mesmo tão distante. Infelizmente nem todos receberão as gostosuras mas espero, sinceramente, que todos os que estiveram e estão ao meu lado nessa difícil jornada se sintam abraçados e agradecidos por mim.

OBRIGADA, pessoas lindas, queridas, guerreiras, amigas!

7 comentários:

  1. Não temos palavras que possam traduzir tudo o que sentimos,mas agradecer tb a Deus Pai por tudo que fomos merecedores e regozijarmos por termos criado uma filha com carinho, amor e dedicação e percebermos que nada foi em vão.
    Uma pessoa espiritualizada, humilde e forte o bastante, para com serenidade enfrentar as dificuldades.
    Obrigado Deus Pai por tudo!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. A cada dia consigo ter mais orgulho de vc! é mole? rs
    Não me canso de agradecer por, além de passar por tudo isso, conseguir transmitir para os que como eu acompanham sua recuperação pelo blog, ensinamentos que vou levar pra toda minha vida!
    Você é um exemplo de força, garra, superação, otimismo, humildade, compaixão, determinação... emfim!

    muuuitos beijos cheios de saudades!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim você me deixa convencida. Todo muito pode passar pelo que eu passei e bem, eu tenho certeza, não é um dom ou uma habilidade especial minha. Qualquer um pode!
      Beijocas.

      Excluir
  3. Que gesto lindo! Só uma pessoa muito especial para ainda se lembrar dos outros no meio desse caos que é o tratamento. :) E logo brigadeiro? Poooo, pegou no meu ponto fraco!!!
    Muitos beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você morasse mais perto (ou se quiser me fazer uma visita!) poderia conseguir um brigadeiro, uahuahuahuahuah
      Beijocas!

      Excluir
  4. Opaaaaa!!!! Vamos combinar essa visita!!!!!

    ResponderExcluir