domingo, 29 de janeiro de 2012

(Ainda...) Faltam duas semanas de radio

Meu tratamento de radio tem previsão de durar 7 semanas. Terminei a 5º semana.

Eu sei que falta muito menos do que faltava; sei que se estivesse fazendo o mesmo tratamento em outro aparelho, em outra clínica, as sequelas e efeitos colaterais seriam ainda mais devastadores do que já são; sei que tenho uma legião de pessoas boas ao meu lado e torcendo por mim. E mesmo assim isso tudo dói muito. Tem horas que eu simplesmente me acabo de chorar.

Acho que os efeitos de 5 semanas de radioterapia são como se eu tivesse ido à praia, sol de verão, 40º C por 5 semanas consecutivas (sem contar os efeitos nocivos internos - a possibilidade de ter danificado os ovários, útero, intestinos e tudo o mais que existe por ali). Toda a região pélvica está escurecida, meio marron-arroxeada como se eu tivesse torrado ao sol só essa região. E agora tudo está descascando. E quando eu digo tudo é tudo mesmo!!! E além disso, há feridas abertas nas duas virilhas e no "rêgo" (perdão da palavra mas eu não sei mesmo o nome correto dessa região). Eu não uso papel higiênico há tempos, só duchinha e lencinhos umedecidos (e abençoados) da Pampers. É dor o tempo todo: para deitar, para levantar, para me virar na cama, para andar, para sentar... Colocar uma calcinha agora é um martírio já que tudo está descascando e não tem pele 100% saudável em lugar nenhum!


A cada dia que passa parece que vai tudo ficando pior, o que, obviamente, não é possível ser verdade. Mas a dor vai se tornando cada vez maior. O tédio, as limitações, a aparência horrorosa da minha pelve estão só piorando. E para coroar essa sensação terrível que me assola, na terça-feira recoloco a bombinha da químio.

É melhor eu nem começar a falar da químio. Estou com medo, de sentir mais dor ainda. Vou parar por aqui e fazer uma meditação para me ajudar a ter mais força para seguir em frente.

Beijocas.

8 comentários:

  1. Força! É o que posso te dizer! Muita força! Não vou falar que vai passar, pq isso vc já sabe e na hora em que a gente está sofrendo quer mais é que tudo se dane. Mas, vai passar! O tempo realmente é um super remédio. Outro dia eu peguei um balde e me falaram: "Nossa, lembra como ele foi seu amigo?" E eu não lembrava! A memória fica seletiva! Falta pouco! E a cada dia falta menos! Força! P.S. Vc quer participar de um grupo que fizemos no FB, só para meninas com ca? Muitos beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, Marina. Você é um porto seguro, sabia? Mil beijos e muita força para você!

      Ps: mas o grupo não é de CA de mama? Eu posso entrar?

      Excluir
  2. Que a força e fé que estou aqui enviando pra vc, chegue e te alivie um pouco deste sofrimento. É tocar na mesma tecla, mas VAI PASSAR... O momento é difícil de viver, mas VAI PASSAR!!! Grande beijo carinhoso, torcendo muito por vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. O "lógico" em mim me diz que tudo vai passar. Mas a subconsciência me desespera, me tira do sério. Obrigada pela força. Tudo de bom para você também.

      Excluir
  3. Olá,

    li seu post e lembrei na minha 3º QT, em que eu até combinei com a Marina (menina de peito) algo a respeito de pijamas azuis...rs.. bom a verdade é que essa QT particularmente foi HORRÍVEL, mas sabe de uma coisa, ela passou!
    Vieram outros desafios, comecei a radioterapia. Meu marido me chama de bicho de goiaba, quando ia a praia (não faço isso há séculos, ainda bem que sou de SP)sempre usava filtro com fator 50, bom acho que você já sabe que sou mega branca e imagina como fiquei com a radioterapia... minha mama ficou praticamente roxa, assim como a fossa clavicular e as costas. Mas adivinha, na sexta feira da semana passada fiz minha última sessão, PASSOU! Eu chorei de alívio! Sim alívio, por que foi um peso a menos, e com menos peso é mais fácil seguir adiante... Por isso se vc está sem muitas perspectivas hoje, coloque seu pijama azul, descanse e tenha certeza de que vai passar! Você só não pode deixar de se levantar na manhã seguinte.
    Um bjo,
    Fabi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrevi um post sobre "não ter metas para 2012". A gente perde o ânimo mesmo... tem que vestir o pijama azul mesmo. Eu sei que vai passar. Mas, hoje, dói.
      Obrigada pela visita, obrigada pelas mensagens de força!

      Excluir
  4. Ah!!! Uma dica muito importante, o médico me receitou uma pomada para as partes feridas com a radio, de nome TROFODERMIN, ajudou muito!!! Fale com o seu médico ok.

    Fique bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou usando murazyne. Eu costumo pensar que são dos guerreiros: de um lado o murazyne tentando fechar as feridas; do outro, a rádio, trabalhando o câncer e, por consequência, queimando a minha pele... Hoje comecei a 2ª fase da rádio que segundo eles não foca mais na virilha e em tese ela vai começar a cicatrizar melhor. Vamos aguardar, não é mesmo?
      Mais uma vez, obrigada!

      Excluir