domingo, 18 de março de 2012

O câncer está roubando a minha essência

Eu fiquei 10 dias sem escrever aqui. Não tive muita vontade, hoje voltei e, pior, só por necessidade de desabafar.

Meu cabelo está caindo muito, mais até do que da última vez, após a quimioterapia. Quer dizer, está caindo a mesma coisa, o problema é que está caindo há mais de uma semana e por isso fiquei preocupada. Aliás, isso não foi o único problema que me aflige: além do cabelo ralo, eu estou com a pele seca, olhos secos e até mesmo com diminuição da lubrificação vaginal. Procurei minha endocrinologista um pouco antes do previsto, já que meu radio-oncologista disse que eu deveria fazer controle com ela aproximadamente 2 meses depois do fim do tratamento.

Ela suspeitou que talvez meu hipotiroidismo houvesse finalmente se apresentado, pediu alguns exames de sanguel. Alguns resultados já saíram e não me deixaram feliz: a glicose deu aumentada, TSH e T4 estão normais (donde concluo: não é hipotiroidismo) e quase todos os hormônios sexuais estão alterados. Resumindo: ainda que não seja definitivo, eu estou me sentindo na menopausa. Aos 30 anos. E isso não está me fazendo bem.

Eu passei por todo esse sofrimento, segundo me dizem, muito bem. Pessoas têm me dito que eu estou mais alegre, que fui muito forte, e em geral têm feito muitos elogios. Por dentro estou corroída, tentando encontrar motivo na vida, motivo para viver. Tenho me sentido incompleta, maculada, com manchas na pele, com cabelo horrível, me sentindo seca da raiz do cabelo até a ponta do pé. É como se o câncer (ou o seu tratamento - morri da cura?) me houvesse sugado a essência do viver, a minha juventude, a minha beleza e feminilidade. Eu me sinto muito menos mulher, muito menos apta à vida. Não estou preparada para a menopausa agora. Não estou conseguindo superar mentalmente esse problema, estou desanimada, com pensamentos pouco resolutivos.

11 comentários:

  1. Eh foda. Eu sei que eh... A gente ainda nao tem maturidade o bastante para um cancer. Tenho certeza que se eu tivesse aos 70 anos estaria encarando muuuuito melhor. Soh posso te desejar melhoras e forcas... Sei que elas as vezes parecem esgotadas e nao adiantam muita coisa, mas... Quero ver vc feliz e seguindo a vida. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também quero muito me ver feliz e seguindo a minha vida. Mas não está fácil.
      Mais uma vez, obrigada pela força, querida!

      Excluir
  2. Sei bem como é, tb entrei na menopausa com o tratamento aos 33 anos... e assim como vc fiquei bem perdida mas Pandinha não se esqueça! Vai passar...

    ResponderExcluir
  3. Pandinha! Vai passar! Lembra que você me falou isso? É uma $#%#@* entrar na menopausa tão cedo, é difu mesmo, mas, qual era a outra opção? Sei que é difícil aceitar mais isso, mas quando eu reclamo de alguma coisa relativa ao tratamento, sempre me vem isso à cabeça? Qual a outra opção? E nós nem queremos pensar nela, não é? Não sei se aconteceu com você, mas vem ocorrendo comigo... Depois que acabei a parte pesada do tratamento, que parece que a ficha caiu. Todo mundo me elogiou por eu ser forte, guerreira, blablabla... Mas agora eu estou cansada. Quero voltar à vida, mas no meu ritmo e até agora nem sei qual é ele? Bem, era para você desabafar e eu que fiz. Mas, conte comigo para o que for!!! (até para comer aqueles brigadeiros!!!)
    Mil beijos!
    P.S. o Dersani ajudou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, você sempre tão animada! :o) Obrigada por tudo!
      PS: não usei AINDA o Dersani como você sugeriu. Você acredita? Está difícil retomar a vida normal...

      Excluir
    2. Ô se acredito... Nem sei mais o que é vida normal... Nem sei mais o que é normal, na verdade! No momento só os brigadeiros rolam! Opaaa... Sorte que a Páscoa vem aí e é pertinho do meu aniversário! Mil beijos e que você já esteja melhor!!!!

      Excluir
  4. Olá querida, meu nome é Lilian e eu sou dona e proprietaria do blog, http://dosnossoslimoes.blogspot.com/; kkkkk; estou na luta a 2 anos e meio, e sei que os sintomas de tudo que escreveu é da quimio, vc não tem perfil no facebook? a Marina tem um grupo, amigas do peito, nos ajudamos muito e em uma das conversas foi justamente essa secura que ficamos, aff é temporário, não se preocupe, nem mesmo em voltar a vida com toda sede, deixa acontecer naturalmente, qdo ver estará linda, leve, faceira, hidratada e fora disso tudo, beijos e força ai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você tenha razão e que tudo seja temporário... :o) Muito obrigada!

      Excluir
  5. Olá! A gente não se conhece mas li seu blog, chorei e ri com os seus posts, e agora sou mais uma que torce por vc!
    É uma barra pesada esse tratamento, mas vc já passou por tudo isso, foi forte demais, e é natural essa insegurança toda no final desse processo.
    Torço pra que essa fase de desânimo passe logo e que vc volte com todo o seu bom humor e alegria!!
    Bom, o que eu queria dizer mesmo é que torço por vc, e tbem rezo por vc!!

    Vc parece ser uma pessoa realmente especial!!!!!

    Um beijo com carinho.

    Luciana Tognetti (Brasília-DF)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito pela força, pelas orações!
      Desejo tudo de bom a você também.
      Beijocas!

      Excluir