terça-feira, 29 de novembro de 2011

Ressonância magética da pelve: uma odisseia!

Hoje à tarde sai o resultado da ressonância magnética (RM). É este exame que determinará, no meu caso, qual será ou quais serão os procedimentos a serem adotados daqui para frente pois a RM ajuda no estadiamento do câncer. Ou seja, é hoje que "decidem" o meu destino! :o)

Se eu estou preocupada? Sim, estou. Ontem eu me senti muito angustiada, tive vontade de chorar (e chorei!). Mas também juntou tudo: provas na faculdade (fim de período é sempre angustiante para mim!), véspera desse resultado tão aguardado e TPM. Mas agora estou mais tranquila e é isso aí.

Tentando não tergiversar... hoje eu vou contar como se faz uma ressonância pélvica! É, definitivamente, tragi-cômico! Para muita gente, só de saber que tem que entrar naquele túnel a pessoa já entra em pânico. Isso, sinceramente, não me abala. Dos muitos fatores desencadeadores de pânico e fobias na maioria das pessoas eu não tomo nem conhecimento ou, pior, eu acabo curtindo-os muito. Adoro: altura, janelas envidraçadas ou não em prédios muito altos, lagartos, espaços pequenos (porém precisam ser silenciosos!), casa vazia, cães, facas...  Voltando ao foco, para muita gente é o túnel que dá medo. Bom, o túnel eu tiro de letra! Mas surpresas não me agradam muito.

Bom, você chega na clínica e leva 2 horas para ser atendida. E já estava em jejum de 6 horas que já viraram 8! Mantém o bom humor, afinal, pressa para quê? Mas fui super-bem atendida por um técnico de enfermagem engraçadíssimo que me orientou a tirar toda a roupa e todos os metais, colocar aquele avental genial de clínicas e fez um acesso na minha mão direita por onde tomei buscopan e o contraste. Buscopan???? Comecei eu a pensar: "Se estão me dando buscopan é porque eu vou sentir dor. Essa bodega desse exame vai doer? Por que é que estão me dando buscopan? POR QUE?" *drama queen* Explico: buscopan diminui as dores abdominais porque é um anti espasmódico e vai evitar os movimentos intestinais (espasmos?) que atrapalham a visualização do exame! Ou seja, não era para dor... Lição do dia: não se pre-ocupe se você nem sabe com o quê nem o porquê.

Ok, estou quietinha aguardando numa sala minúscula onde já havia trocado de roupa (e onde já devem começar os problemas dos claustrofóbicos...). Sou chamada para entrar na sala do exame, deito com as costas na "maca". Vem uma enfermeira bonitinha me dizer que eu precisarei, em posição ginecológica, colocar 4 seringas de 20ml de gel - vulgo KY - na vagina. Hein? Vai caber isso tudo?, disse eu. E ela me respondeu que cabem coisas aí que até Deus duvida - ponto para o bom humor da enfermeira! E toma de encher a perestróica... Se você achava que constrangimento pouco é bobagem, eis que vem uma voz lá de fora e avisa que a preparação do exame não tinha acabado e que ainda faltava o... SORO RETAL.

Gente, na boa, encher a perestroica é fichinha perto de receber um tubo (fino, diga-se de passagem) no fiofó e encherem (sim, a técnica de enfermagem que fez esse digno procedimento em mim!) o seu rabicó de soro! Como eu disse em outra postagem, a essa altura minha bunda já era de domínio público e eu já estava na mão do palhaço. Mas o exame em si foi tranquilo: você só precisa relaxar, respirar pausadamente e ficar mais ou menos uma hora ali, quietinha, e de fone de ouvido (para evitar o barulho da máquina). Sabe que eu até cochilei lá dentro? Dormir não deu porque cada vez que a máquina me mexia ela dava um "tranquinho" e esse movimento me despertava.

Mas fica o conselho: se tiver que fazer RM em algum lugar, torce para não ser pélvica, vai fazer no joelho, no pé, no ombro, sei lá. Porque se tiver orifícios onde quer que seja o seu problema eles vão preenchê-los com gel e soro! heheheh

71 comentários:

  1. Nossaa mulher fiquei com medo depois que li sua postagem! Meu Deusss o que o Fiofó tem aver com a pelvee?? Tenho que fazer esse exame pois estou tendo menorragias frequentes...Queria saber se pode ser feita mesntruando,pois to menstruando com frequencia..

    ResponderExcluir
  2. eu fiz esse exame hoje, meu Paiiiiiiii como é ruim...e tirando a dúvida da amiga, fiz menstruada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz esse exame o hoje é senti muita cólicas na hora do exame horrível parecia que estava arrancando o meu útero não sei porque doeu tanto agora é esperar o resultado

      Excluir
    2. Nossa, liguei pra clinica e não marcaram por eu estar menstruada...

      Excluir
    3. Fiz uma ressonância da pelve ontem e é essa saga toda mesmo só Deus na causa😭

      Excluir
  3. Eu tb tenho que fazer da pelve,mais ao ler a postagem da amiga morri de rir...pela jeito que narrou achei engraçado,acabou me deixando descontraida ....

    ResponderExcluir
  4. estava tb com esta duvida cruel,sera que daria pra fazer menstruada....obrigado pelo esclarecimento..

    ResponderExcluir
  5. Estou menstruada posso fazer este exame?

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga fiz esse exame hoje, estou com um mioma grande e depois de um tempo senti muita colica,tambem usei o gel...isso foi fichinha perto da colica

    ResponderExcluir
  7. Fiz esse exame ontem e foi minha primeira vez. Eu tive um bom atendimento, a enfermeira explicava tudo como ia ser, então fui alertada dos metais, se tinha alergia ao produto usado pra fazer o contraste, buscopan..., também falava pra não me assustar com o barulho da máquina e que não iria sentir nada. Depois tive que colocar gel na vagina através de uma seringa grande, e foi só isso. Tudo foi muito bem e até pensei que não iria sentir nada de estranho depois de ouvir tantos comentários ruins na internet, mas ao deitar na maca e entrar na máquina o meu coração disparou e fiquei sem respirar direito, uma sensação de medo que nunca senti antes como se fosse desmaiar, toquei a bombinha e a enfermeira interrompeu o exame me tranquilizando. Respirei fundo, fechei os olhos e fiz mais uma tentativa... Dessa vez, eu consegui aguentar os 20 min, mas foi assustador pra mim só o fato de estar imóvel dentro de um tubo, o barulho era suportável.... Foi a fobia que incomodou de verdade e eu achava que nem sentiria isso.

    ResponderExcluir
  8. Fiz hoje o exame. Estou sentindo dor ao urinar e dor abdominal fraca mais que incomoda. Sentiram isso tb?

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu texto superdivertido. Amanhã se Deus quiser vou tentar de novo, pois tive fobia que eu nem sabia que tinha. Amanhã deveria ser sedada mas tô com fobia de ser sedada há, há, há... É muito louco parece que o ar nos foge na hora. Por que que a cabeça tem que entrar no tubo se a gente precisa ver a pelve apenas?

    ResponderExcluir
  10. Fiz esse exame ontem dia 5 de novembro de 2014 colocaram gel na vagina no reto isso não foi tão ruim o pior foi a secura na boca e uma dor esquisita na garganta que passei mal o dia todo ,na verdade não sei pq minha garganta ficou ruim se alguem tambem teve isso poderia me dizer? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você provavelmente tem alergia ao contraste! Caso usou busconpan também da essa sensação, mas logo passa. O contraste pode durar dia todo, e por experiência própria, a próxima vez você pode ter uma alegria grande caso o use.

      Excluir
  11. Puts, estava pesquisando pra saber se minha esposa poderia fazer a ressonância menstruada, acabei por me divertir com seu texto, parabéns. Agora vou mandar a minha esposa preparar a perestroica dela e o fiofó, Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Genteee.. Adorei a história e a explicação!!!
    Vou fazer este exame amanhã e tb estou mestruada. Vou preparar a "Perestóica" e o "fiofó". Seja oq Deus quiser!!! Hahahaha...

    ResponderExcluir
  13. nossa voçe descreveu perfeitamente TUDOOO, fiz o exame hj e realmente não e nada agradável. so que estou com dor ao urinar e também sangrando. isso e normal?

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da narração kkkk fiz esse exame mês passado e graças a Deus, nada de tubinho nas minhas pregas. Porém algo constrangedor aconteceu... Me pediram para levar um absorvente, até aí tranquilo porque já tinha feito um outro exame que também pediram para colocar, porém eu coloquei depois do exame. com esse exame foi diferente, logo que pediram para colocar trocar de roupa falaram para colocar o absorvente. Fiquei pensando... para que? Logo depois descobrir que minha shaninha seria alimentada com gel, pois bem. Lá foram as 4 siringas de gel, o exame acabou a enfermeira veio e me pediu para sentar antes de levantar, perguntou se eu estava bem, nesse momento eu já estava sentindo todo o gel descer, mas pensei... não deve ser tanta coisa assim, essa sensação deve ser parecida com aqueles dias que achamos que estamos toda suja e quando olhamos o absorvente não tem quase nada, me tranquilizei e ela falou para eu trocar de roupa. Aí ferrou, a roupa estava em uma cabine e o banheiro na outra ponta do corredor, enquanto eu trocava de roupa só sentia e bendito gel descendo, a sandália não queria fechar, quando sair da cabine tinha certeza que estava molhada, coloquei a bolsa para trás e corri para o banheiro, quando tirei a calça eu estava toda molhadaaaaaaa, o absorvente encharcado. Então se caso não receberem a orientação de levar outra roupa levem mesmo assim. Só não morri de tanta vergonha porque por acaso meu marido me levou e tinha uma bermuda no carro, caso contrário, estária dentro do banheiro até agora kkkkk

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito da narração kkkk fiz esse exame mês passado e graças a Deus, nada de tubinho nas minhas pregas. Porém algo constrangedor aconteceu... Me pediram para levar um absorvente, até aí tranquilo porque já tinha feito um outro exame que também pediram para colocar, porém eu coloquei depois do exame. com esse exame foi diferente, logo que pediram para colocar trocar de roupa falaram para colocar o absorvente. Fiquei pensando... para que? Logo depois descobrir que minha shaninha seria alimentada com gel, pois bem. Lá foram as 4 siringas de gel, o exame acabou a enfermeira veio e me pediu para sentar antes de levantar, perguntou se eu estava bem, nesse momento eu já estava sentindo todo o gel descer, mas pensei... não deve ser tanta coisa assim, essa sensação deve ser parecida com aqueles dias que achamos que estamos toda suja e quando olhamos o absorvente não tem quase nada, me tranquilizei e ela falou para eu trocar de roupa. Aí ferrou, a roupa estava em uma cabine e o banheiro na outra ponta do corredor, enquanto eu trocava de roupa só sentia e bendito gel descendo, a sandália não queria fechar, quando sair da cabine tinha certeza que estava molhada, coloquei a bolsa para trás e corri para o banheiro, quando tirei a calça eu estava toda molhadaaaaaaa, o absorvente encharcado. Então se caso não receberem a orientação de levar outra roupa levem mesmo assim. Só não morri de tanta vergonha porque por acaso meu marido me levou e tinha uma bermuda no carro, caso contrário, estária dentro do banheiro até agora kkkkk

    ResponderExcluir
  16. Fiz esse exame hoje mais nunca mais na minha vida quero fazer, não sei se foi inédito ou se já aconteceu com alguém pois a enfermeira na hora de colocar o gel na vacina, colocou aquele trecho lá que eu não sei o que é, não colocou direito e obstruiu alguma coisa dentro porque doeu muito quase choro, mais o pior veio depois quando fui urinar a dor foi maior ainda, parece tipo quando vc tá se queimando ardia muito, e sangrou também. Experiência horrível espero nunca mais fazer.dói até agora só de lembrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente introduziram o gel pela sua uretra ao invés de introduzir no canal vaginal.

      E é muito importante usar gel intravaginal e/ou intrarretal de acordo a indicação clínica do exame.
      Desculpe se usar algum termo técnico que não entendam, só sinalizar que explico. Sou tecnólogo em radiologia quem opera a máquina de Ressonância Magnética (RM).

      Bem, quero tentar esclarecer este e vários outros comentários de histórias de pacientes submetidas ou que irão realizar exame de RM.

      Desde já, o intuito é esclarecer alguns procedimentos e deixa-las mais tranquilas.

      Excluir
    2. Olá Lúcio! Pq utilizam o gel vaginal? E se é obrigatório em todos os casos ou a paciente pode optar por não utilizar?

      Excluir
    3. Quem ta mesnteuada pode fazer o exame?

      Excluir
  17. Fiz esse exame hoje mais nunca mais na minha vida quero fazer, não sei se foi inédito ou se já aconteceu com alguém pois a enfermeira na hora de colocar o gel na vacina, colocou aquele trecho lá que eu não sei o que é, não colocou direito e obstruiu alguma coisa dentro porque doeu muito quase choro, mais o pior veio depois quando fui urinar a dor foi maior ainda, parece tipo quando vc tá se queimando ardia muito, e sangrou também. Experiência horrível espero nunca mais fazer.dói até agora só de lembrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm fiz hoje e sangrou doeu p colocar o gel ,fiquei mais com medo parece q esta tdo machucado por dentro ,pensei comigo meu Deus deve ta feio mesmo por isso q o medico pediu
      Estou apavorada ate sair o resultado

      Excluir
  18. Obrigada por compartilhar tua historia, eu fiz semana pasada, depois de ler o blog fui preparada psicologicamente pra o peor rsrs, a minha experiencia nao foi tao ruim, fui súper bem atendida eu estaba menstruada, eu mesma que coloque o gel na vagina, colocaram uma via para o contraste, colocaram tambem uma cubertinha para eu nao sentir friu

    ResponderExcluir
  19. TB lá na clínica tive de levar 2 ampolas de laxante líquido pra limpar intestino

    Eu fiz hj TB senti constrangida com o gel retal e vaginal
    E sai com dores

    ResponderExcluir
  20. TB lá na clínica tive de levar 2 ampolas de laxante líquido pra limpar intestino

    Eu fiz hj TB senti constrangida com o gel retal e vaginal
    E sai com dores

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Fiz o exame ontem foi mega constrangedor quando ela falou do soro retal fiquei tensa e perguntei se eu poderia não fazer esse ela disse q sim mais o exame ficaria incompleto, por fim tope fiz tudo foi "tranquilo" ..
    Depois que o efeito do buscopan passou sentir muitas dores tipo cólicas e hoje acordei menstruada mesmo sem estar no dia certo de vir e além de estar vindo muito muito muito mesmo to até preocupada. Alguém tbm passou por isso?

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Rsrs ótima a sua explicação... me identifiquei muito contigo...fiz o exame na data de ontem... e acheiii horrível o domínio público sobre os meus países baixos rsrs
    Como realizei outros exames ginecológico... disse q nunca fui tão explorada rsrs agora estou sorrindo... mas foi constrangedor... assim como vc qdo a equipe de enfermagem introduzia o gel eu falei para enfermeira que não cabia mais.... ela sorriu e disse cabe tanta coisa ai...
    O meu era para pesquisa de endometriose.. foi utilizado somente gel ecaaaa!!
    Mas em geral o exame não foi ruim... ao entrar no tubo para fazer o testesenti uma sensação estranha... e qdo entrei para o início do exame fechei os olhos e tentei curtir a música ambiente que estava tocando...

    ResponderExcluir
  25. Fiz o exame e não enfiaram nada no fio kkkkk , somente na parte da frente. Fora que aquele líquido escorre todo depois do exame de pelve , por isso pedem para levar absorvente e calcinha e um acompanhante. Rsrsrs fora que tbm tive que fazer do abdômen, porém não conseguir pq tinha que entrar mais um pouco na máquina e fiquei nervosa,mas não adianta viu ter que fazer a do abdômen tbm. Mas sim o exame é cômico para uns e constrangedor para outros.

    ResponderExcluir
  26. Vou fazer amanhã a ressonância da pelve, mas acredito que só poe o gel no fiofó quando pede no exame.
    Só vou saber amanhã. Mas seu relato e o das outras meninas me ajudou muito a entender como funciona, fora o senso de homor que ajuda ainda mais.
    Depois conto como foi o meu!
    Valeu ;)

    ResponderExcluir
  27. Fiz o exame hoje e foi super tranquilo. A enfermeira me deu 4 seringas com gel e eu mesma apliquei no banheiro (só vaginal) . Ainda me deu um absorvente pra colocar após a aplicação para não ficar escorrendo.Depois fui para o tubo e fiquei lá por uns 20 minutos quietinha.Só o barulho que é chatinho, mas dão um fone de ouvido. Acho que o preparo para a realizacão do exame depende muito da indicação médica. Então, pra mim não foi nenhum bicho de sete cabeças.

    ResponderExcluir
  28. Fiz esse exame hoje. Jamais imaginei que seria assim. Marquei para o 1° horário da manhã e fui sozinha, achando que era só entrar na maquininha e depois iria para o trabalho. Foi horrível! Muito constragedor e doloroso a parte do gel. A enfermeira colocou gel na vagina e no reto. Por mais cuidadosa que ela tenha sido, me senti violentada. Depois ainda teve o buscopan, que baixou minha pressão com ajuda do nervosismo e jejum. O exame em si foi tranquilo, mas o preparativo foi horrível! Espero não ter que passar por isso nunca mais. Situação absurdamente degradante! Eu tenho hiper sensibilidade vulvar (Vulvodínia) e suspeita de endometriose. Fiquei com inveja de quem disse que foi tranquilo colocar o gel, para mim foi terrível!

    ResponderExcluir
  29. Fiz este exame há uma semana, com contraste e 4 seringas de gel, apenas na vagina.

    Na hora, correu tudo bem mas, desde então, tenho sentido muita sensibilidade e dor na parte íntima. Após alguns dias, surgiu também um tipo de muco cervical mais espesso e esbranquiçado. Não sei se é normal ou se é algum tipo de reação alérgica.

    Alguém teve isso?

    O resultado foi negativo para endometriose mas, apresentou uma formação de aspecto indeterminado, de 2x1cm, além de um mioma intramural/submucoso de 2cm (este eu já sabia que estava la e tem dobrado de tamanho a cada 6 meses).

    Estou preocupada com o que pode ser esta formação, não veio a hora de retornar ao médico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois q fiz RM tbm surgiu esse muco esbranquiçado e espesso em mim...

      Excluir
    2. O médico pediu para refazer o exame, em outro laboratório, mas infelizmente confirmou esta formação de aspecto indeterminado, agora com 2,6 cm (cresceu 0,5 cm em um mês).

      Dia 13.2 volto ao médico, tomara que não seja nada.

      Excluir
    3. O médico pediu para refazer o exame, em outro laboratório, mas infelizmente confirmou esta formação de aspecto indeterminado, agora com 2,6 cm (cresceu 0,5 cm em um mês).

      Dia 13.2 volto ao médico, tomara que não seja nada.

      Excluir
  30. Pq eles utilizam esse gel na vagina nos procedimentos do exame??

    ResponderExcluir
  31. Fiz esse exame hoje no Wiermann Miranda e perguntaram se eu autorizava ministração de Buscopan e Contraste, e o gel. O gel não aceitei pq disseram que era através de sonda vaginal, e eu estava com dor e ia trabalhar ainda. Mas avisaram antes e pude decidir.

    ResponderExcluir
  32. Na clinica que fiz, quando agendei o exame, já mr passaram todas as instruções, inclusive sobre o gel e o soro. Não foi nenhum bicho de 7 cabeças. Também não escorreu nada. E a enfermeira disse para eu ir antes no banheiro e depois me trocar. Meu único medo era ter dor de barriga na máquina, já que tinha tomado laxante no dia anterior, mas ela garantiu que não teria, e realmente não tive. Agora estou com uma dorzinha chata na garganta. Alguém teve?

    ResponderExcluir
  33. Fiz o meu ontem, mas apenas com gel vaginal. Como no passado tentei fazer com gel e uma vez me machucaram muito e na outra não autorizei, decidi tentar, tanto o médico quanto a enfermeira foram muito bacanas e fizeram com tranquilidade e me deixando dizer se estava muito dolorido e desconfortável, e quando começou a refluir a enfermeira mesmo retirou e me mostrou que não coube toda a seringa (gostei da postura da equipe, isso passa confiança ao paciente, né?). Depois ela fez um tampão com gazes pra evitar que ficasse escorrendo e depois do exame me ofereceu o absorvente (o ideal é sair da máquina e urinar, assim com a força que você faz e a postura sentada no vaso já expele boa parte do gel e evita transtornos.

    Quanto as perguntas sobre fazer menstruada, sim é possível fazer, mas como é um período mais dolorido é preferível não fazer nesses dias.

    ResponderExcluir
  34. Amiga, você é demais!!! Anteontem fiz esse exame pela terceira vez. A primeira foi estadiamento, a segunda foi pré-quimioterapia e a terceira foi para avaliar o resultado da quimio. No meu caso a coisa piora um pouco porque faço addome total e pelve. Leva mais tempo (quase uma hora) e tenho que encher o pulmão e prender o ar muitas vezes. Saí de lá me sentindo bem caída. Depois do exame fiquei com mais dificuldade para urinar e sentindo muita dor na hora de fazer cocô. Nesses 2 dias meu anjo da guarda me disse várias vezes: Está reclamando muito!!! Então ele encheu o saco e me jogou nesse seu post. Depois de rir muito, estou agradecendo a você por me lembrar de que é melhor ver o lado leve da vida.
    Muitos beijos e muita sorte em sua viagem pelo planeta câncer. Já estou nele há um ano e garanto que os nativos são pacíficos. É só a gente manter o bom humor e você está fazendo isso bem demais.

    ResponderExcluir
  35. Fiz RM da pelve hj em Brasília DF. Achei tranquilo o exame. Colocaram o acesso na minha veia, com aquele "tubinho" de silicone, a dor é mínima (como uma injeção). Daí depois por esse acesso injetaram buscopan, meu coraçao acelerou mas a infermeira falou que era normal. Daí ela colocou gel na vagina. Meu exame foi c contraste, fiquei 30 min no tubo e nos últimos 10 min injetaram no acesso o contraste e fiquei mais 10 min no tubo. Senti zero dor, zero cólica, voltei dirigindo e passei o resto do dia ultra normal. Achei que seria bem pior.
    Dica: depois que fiz a RM agachei e fiz força para "parir" o gel, saiu como um "cocô" transparente pela vagina, fiz força e saiu muito. Aparei num papel toalha, daí já fiquei limpinha. Achei bem tranquilo o exame.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é depois de alguns dias é dar candidíase por conta da introdução deste maldito gel.

      Excluir
    2. Então deve ser isso que aconteceu! Me deu candidiase de novo, pois dias antes do exame tinha terminado o tratamento de 10 dias com pomada, aí agora está sangrando levemente e um odor estranho.

      Excluir
  36. Vou ter que fazer tomografia abdome total e pélvica vcs sabem me dizer se pode fazer menstruada?

    ResponderExcluir
  37. Vou fazer o exame amanhã. Estou nervosa mas lendo o post fiquei mais tranquila...Voltarei para contar minha experiência. Beijinhos

    ResponderExcluir
  38. Fiz hoje o exame,quase apertei o sinalizador para sair daquele tubo.mas consegui controlar a ansiedade com a respiração,e coloquei em prática a dica que minha mãe me falou pense assim "daqui a pouco saio daqui".e deu certo,foi mais tranquilo do que eu esperava.

    ResponderExcluir
  39. Oi eu fiz esse isame e usei esse gel ai quando fui ter relação meu marido começo reclama muito que estava ardendo muito sera que é por causa do gel pode me responde isso

    ResponderExcluir
  40. Fiz esse exame hoje e logo após ao urinar sinto muita dor foram dois episódios e acompanhado de sangue alguém já passou por isso é o q foi feito?

    ResponderExcluir
  41. Bom dia, fiz esse exame ontem e tb tive sangramento, que pelo que pude entender, foi pelo "fiofó"(rs). Passei a maior vergonha no shopping pq o soro desceu e fiquei toda molhada! Voltei na clínica e disseram que provavelmente a sonda machucou a mucosa intestinal. Fiquei bem preocupada, com medo da uma perfuração, sei lá. Mas graças a Deus não foi isso. Hoje ainda estou com tonturas. Alguém sabe dizer se isso é comum? Eu não usei contraste nem buscopan.

    ResponderExcluir
  42. pessoal gostaria de saber mesmo sendo ressonância na pelve precisa entrar a cabeça da pessoa tbem e quem tem cautrofobia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! vc já fez o exame, eu também tenho fobia! meu Deus!

      Excluir
  43. Fiz o meu ontem 02/03/2018 tudo correu bem..Mas qnd me tiraram da máquina os enfermeiros logo viram q eu tive uma reação alérgica...provavelmente do contrate.Fui levada imediatamente para a sala vermelha e lã me aplicaram dois tipos de medicamento na veia e outro oral.É hoje 03/03 2018 to com uma dor no pe da barriga.Mas fora isso to bem.

    ResponderExcluir
  44. Estou morrendo de medo! e sou alergica ao contraste!estou sem ar desde hoje, ainda faltam 4 dias para realizar exame, sinto vontade de desistir!

    ResponderExcluir
  45. Oi meninas!fiquem calmas e tranquilas.Ja fiz esse exame ano passado e hoje fiz novamente.bem tranquilo,acesso para uso de Buscopan,gel na "menininha"e lá vamos pro tubo.(é melhor entrar de olhos fechados e eu já vou com um louvor na cabeça),no meio do exame perguntam se está tudo bem e aplicam o contraste.Vem um barulho chatinho mas suportável,e mas alguns minutos tudo acaba.Concordo com a colega que disse que fazer um pouco de força pra eliminar o gel vacinal é uma boa ou sairá bem melada da clínica.
    Uma dica!!!fiquem tranquilas pois não tem nada tão complicado nem constrangedor.

    ResponderExcluir
  46. Fiz esse exame hoje,foi super desconfortável e estou com cólicas.Minha menstruação estava acabando e agora voltou tudo denovo.Espero não ter que fazer nunca mais esse exame :(

    ResponderExcluir
  47. Fiz o exame ontem, com contraste na veia, gel vaginal e RETAL. Acho que a experiência depende muito do lugar onde você vai fazer o exame. Fui super bem atendida, realmente é um pouco incômodo a inserção do gel retal mas não chega a ser dolorido, é só incomodo e acaba rapidinho. A RM em si é super tranquila, colocam um fone de ouvido em você com umas musiquinhas relaxantes para amenizar o barulho da máquina (o que não tem muito sucesso diga-se de passagem, pois o barulho da máquina é horrendo). É ruim ter que ficar 40min. paradinha na maquina mas quando vê acabou. Super de boa, eu tinha um pré-conceito bem ruim desse exames pelos comentários que eu li na internet e não é nada do que eu pensei. Não se assustem, vão tranquilas que é fichinha, nós mulheres somos fodonas demais pra deixar um exame desse nos intimidar!

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Misericórdia... sou claustrofóbica. Irei fazer o exame depois de amanhã. Estou desesperada agora.

    ResponderExcluir
  50. Eu fiz esse exame ontem... surreal e constrangedor a nível 10...

    ResponderExcluir
  51. Fiz anteontem,fui para lá bem tensa,mas a equipe me tranquilizou! Me deram uma seringa gigante com gel e um modess, eu mesma introduzi! Logo após colocaram meu acesso, perguntaram se eu autorizava buscopan,eu autorize! Entrando na sala de exame já deitada introduziram o buscopan, colocaram um fone,fechei os olhos e fiquei orando.25 minutos depois Colocaram o contraste, e fiquei mais uns 10 minutos. Sai,coloquei minha roupa e ainda fui para o Bob's lancharkkkk. Quando cheguei em casa fiquei surpresa ao tirar o modess, estava aquela mistura de gel com sangue! Mas muito mesmo.Me lavei e continuou saindo é tinha um cheiro ruim.A dias atrás eu tinha feito 10 dias de tratamento com pomada para candidiase. Sera que voltou? Ja tem 2 dias que fiz esse exame e ainda sai um corrimento com sangue e com cheiro desagradável. Segunda feira vou a consulta com a ginecologista. Fora a dorzinha chata que estou sentindo na pelve. Vamos ver, tomara que de tudo bem!

    ResponderExcluir
  52. Fiz o exame ontem. Não me falaram nada no dia do agendamento e fiquei bem nervosa na hora. As enfermeiras foram super delicadas e pacientes, me acalmaram. Mas foi constrangedor mesmo rsrs. Usei 3 tubos de gel e introduziram o soro (o que no fim foi tranquilo, apesar se leve sensação de gases). Não conseguiram pegar minhas veias (tentaram 3), então foi sem Buscopan e contraste mesmo. Disseram que talvez consigam assim e me ligam se eu precisar repetir (torcendo para que não precise). Sobre menstruação, disseram que não era necessário estar menstruada (só disseram no dia, diga-se de passagem), mas que era melhor estar assim para uma visualização mais adequada. No meu caso a ressonância foi para descartar endometriose.

    ResponderExcluir
  53. Ola, fiz o exame ocorreu tudo bem. O meu foi com buscopan, contraste e gel. A unica coisa que achei estranho q no dia seguinte saiu um muco branco leitoso, achei q estava gravida kkkkk agora lendo os seus comentarios é normal sair, graças a Deus kkkkk

    ResponderExcluir
  54. Fiquei com sensação de infecção urinária com dores ao fazer xixi e urina descendo bem pouquinh

    ResponderExcluir