segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Como tudo começou

Há um pouco mais de dois anos, eu senti uma dor no fiofó. Sim, meu câncer é no ânus. Lugar "bom" para ter qualquer coisa, não é não? *ironia* É um ponto anatômico sobre o qual não falamos, que não mostramos para (quase) ninguém! É difícil até arranjar um médico porque quem já foi não quer contar que foi e quem precisa ir não passa recibo de que está precisando...

Voltando. Eu senti dor e tinha uma pele diferente lá no fiofó. Procurei a única médica - sim, naquele tempo minha bunda ainda não era de domínio público e eu não imaginava que teria um câncer - a vergonha perde espaço com um câncer, sabe? - do catálogo do plano. E fui à médica. Exames de sangue daqui, exames de fezes de lá, o famoso toque retal (não para verificar a próstata, é claro!) e a médica disse: você tem uma fissura anal. Vai usar esta pomada por 1 mês, fazer banhos de assento várias vezes por dia e voltar aqui para gente ver como progrediu.Você fez banhos de assento? Nem eu. Mas usei a pomada (!) e voltei à médica. Ela vaticinou: não melhorou nada. Vamos operar. Você operou? Nem eu.

O tempo passa, o tempo voa... Você começa a sentir mais dor e sangramentos eventuais ao evacuar, a "pele" começa a ficar maior, você começa a perceber que tem uma secreção amarelada todas as vezes que limpa o dito cujo. Bom, volta a médica, depois de mais de um ano sem aparecer. As notícias não são boas mas não chegam a desanimar. "A fissura está pior mas está crescendo um tumor estranho aqui. Pode ser um grande processo inflamatório decorrente da fissura ou um tumor muito pequeno - e eu acho que pode ser um câncer inicial. Faz uma colonoscopia com biópsia e a gente vê o que está acontecendo com todo o intestino."

Comecei a ficar com um pouco de medo mas fiz a colonoscopia (a colono será uma postagem a parte!) - mas o médico não quis fazer a biópsia porque precisaria de anestesia e não somente de sedação, como foi o caso. Com o resultado deste exame a minha médica decidiu: vamos operar.

No dia 31 de outubro de 2011 fui operada. A médica informa que a cirurgia foi um pouco maior do que esperada mas que mandou a peça para a biópsia. No dia 21 de novembro eu recebi o resultado da biópsia.

E assim tudo começou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário