domingo, 18 de março de 2012

O câncer está roubando a minha essência

Eu fiquei 10 dias sem escrever aqui. Não tive muita vontade, hoje voltei e, pior, só por necessidade de desabafar.

Meu cabelo está caindo muito, mais até do que da última vez, após a quimioterapia. Quer dizer, está caindo a mesma coisa, o problema é que está caindo há mais de uma semana e por isso fiquei preocupada. Aliás, isso não foi o único problema que me aflige: além do cabelo ralo, eu estou com a pele seca, olhos secos e até mesmo com diminuição da lubrificação vaginal. Procurei minha endocrinologista um pouco antes do previsto, já que meu radio-oncologista disse que eu deveria fazer controle com ela aproximadamente 2 meses depois do fim do tratamento.

Ela suspeitou que talvez meu hipotiroidismo houvesse finalmente se apresentado, pediu alguns exames de sanguel. Alguns resultados já saíram e não me deixaram feliz: a glicose deu aumentada, TSH e T4 estão normais (donde concluo: não é hipotiroidismo) e quase todos os hormônios sexuais estão alterados. Resumindo: ainda que não seja definitivo, eu estou me sentindo na menopausa. Aos 30 anos. E isso não está me fazendo bem.

Eu passei por todo esse sofrimento, segundo me dizem, muito bem. Pessoas têm me dito que eu estou mais alegre, que fui muito forte, e em geral têm feito muitos elogios. Por dentro estou corroída, tentando encontrar motivo na vida, motivo para viver. Tenho me sentido incompleta, maculada, com manchas na pele, com cabelo horrível, me sentindo seca da raiz do cabelo até a ponta do pé. É como se o câncer (ou o seu tratamento - morri da cura?) me houvesse sugado a essência do viver, a minha juventude, a minha beleza e feminilidade. Eu me sinto muito menos mulher, muito menos apta à vida. Não estou preparada para a menopausa agora. Não estou conseguindo superar mentalmente esse problema, estou desanimada, com pensamentos pouco resolutivos.

terça-feira, 6 de março de 2012

Retomando minha rotina... Aos poucos!

Eu não sei se mencionei que no dia do agradecimento eu recebi alta da químio e que já havia recebido alta da radio no dia 23/02. Isso não significa que hoje eu posso fazer tudo mas que hoje eu posso fazer muito! Por exemplo, frequentar praias e piscinas públicas ainda não me é permitido. Porém fui extremamente incentivada pelos dois médicos a voltar a fazer atividades físicas e a tentar na medida do possível ocupar a mente com alguma coisa pois viver focada na doença pelos próximos dois meses (de licença) não seria bom para mim. Ademais, eu perdi 8kg com a químio - tudo tem seu lado bom! - mas sei que preciso emagrecer ainda mais 15kg para entrar num patamar de peso saudável. Isso sem falar que eu não consigo subir um lance de escada sem ficar esbaforida...

Ou seja, feliz por receber alta e consciente de que este será um passo importante rumo a uma vida mais saudável e potencialmente mais longa, fiz minha re-matrícula na academia e contratei uma personal duas vezes por semana. Estou gastando rios de dinheiro mas confesso que me esforço para pensar em "investimento em saúde"e não em "gastos". A personal (Aloka) me tirou o couro já na primeira sessão e disse que eu preciso ir TODOS os dias à academia e que, pior, ela está diariamente lá para verificar minha assiduidade. Não preciso nem falar que eu passei o fim de semana sentindo dores musculares mas me sentindo ótima por estar buscando ter mais saúde!

E há um pensamento bastante motivador nisso tudo: quem passou por 33 sessões de radioterapia consegue até correr uma maratona descalça! Ou não, hehehe! o.O Mas é isso aí.

Além disso, as aulas na faculdade recomeçaram ontem. Preciso voltar aos poucos à rotina, não é mesmo? Afinal foi essa a indicação médica: tudo aos poucos.... Então não dá para começar a academia na mesma semana das aulas... uahuahuahauhau Semana que vem eu volto! É essa a ideia: primeiro só a academia, acrescento a faculdade e mais para frente ainda retorno ao trabalho: tudo aos poucos, sem sobressaltos: mais forte, mais magra, mais saudável e cada vez mais feliz.

Muitas beijocas!